03 de Maio de 2023

Para Todos é tema de encontro com a Secretaria Estadual de Saúde

Projeto poderá ser incluído na próxima etapa do Avançar na Saúde.

O projeto Para Todos, que projeta a construção do Centro de Saúde Multiprofissional para pessoas com deficiência e necessidades especiais, foi apresentado para a equipe diretiva da Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta terça-feira (02).

O novo prédio será construído na mesma quadra da instituição e terá como objetivo oferecer, no mesmo espaço, atendimentos especializados para pessoas com deficiência em diversas áreas da saúde, como ginecologia, neurologia, fonoaudiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, entre outros. Não existe ainda, no país, um plano assistencial para as pessoas com deficiência da forma como projetado.

A secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann, disse que analisará o projeto para inclusão da obra na próxima etapa do programa de investimentos Avançar na Saúde. “Não temos dúvida de que este Centro Multiprofissional será uma nova façanha para o Rio Grande do Sul. Vamos fazer uma análise situacional do público a ser atendido, para ter um diagnóstico das reais necessidades deles no Estado por demanda de serviços de saúde e o tamanho desta população”, falou Arita.

O HBP já é referência para pessoas com deficiência na área de odontologia para 199 municípios gaúchos, abrangendo quase 6 milhões de pessoas. O novo prédio tem previsão de seis andares e mais 7,8 mil metros quadrados. Terá 43 novos leitos hospitalares e espaço de acolhimento para as famílias.

Estiveram presentes o deputado estadual Joel Wilhelm, o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, o secretário de Saúde, Vinicio Wallauer, o diretor do HBP, João Schmitt, além das diretoras Lisiane Fagundes (Gestão e Atenção Especializada), Meriana El Kek (Fundo Estadual de Saúde) e Péricles Nunes (Planejamento). 

 

Campanha de doação
O HBP iniciou uma campanha de arrecadação de doações para a concretização do projeto. Qualquer pessoa física ou jurídica pode doar e o valor deduzido no Importo de renda. Os recursos são captados via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Igrejinha (FMDCA). Para doar, saiba mais informações pelo Instagram @hbp_paratodos.



Fonte: Renata H. Ghiggi - Relações Públicas e Jornalista
COMPARTILHAR: