10 de Abril de 2023

Idosos passam a ter classificação especial no Pronto Atendimento

Maiores de 60 têm prioridade entre casos pouco urgentes.

Desde o início do mês de abril os idosos tem uma classificação especial no protocolo de acolhimento do HBP.

A classificação de risco é utilizada no acolhimento hospitalar para se fazer uma avaliação inicial do paciente e determinar a necessidade de um atendimento mais urgente. Esse método permite saber a gravidade do estado de saúde dos pacientes, seu potencial de risco, o grau de sofrimento, entre outras informações.

Essa triagem é uma adaptação do método utilizado pelos militares americanos nas guerras do século XX. Dessa forma, as pessoas que estão em estados mais críticos e dependem de um atendimento para que não haja um agravamento de sua saúde podem ser acolhidas primeiro. Essa identificação visual já é usada na maior parte das instituições de saúde pelo mundo, como clínicas e hospitais. Diversos fatores são levados em consideração para determinar a classificação de risco em cores, como dor, sinais vitais, pressão, sintomas, entre outros.

Até então o HBP seguia o protocolo do Ministério da Saúde, que não tem uma categoria especial para o maiores de 60. Agora, embora a prioridade ainda sejam os casos mais graves, de qualquer idade, os idosos têm prioridade sobre os atendimentos pouco urgentes.

Como fica o acolhimento do HBP:

Cor vermelha: emergência

Atendimento imediato

Exemplo: parada cardiorrespiratória, insuficiência respiratória grave, obstrução de vias aéreas, politraumatismo grave, estado de coma, convulsão, traumatismo craniano grave ou moderado, choque (queda acentuadíssima de pressão arterial), ausência de pulso, desidratação grave, criança sem responder a estímulos, infarto, grandes queimaduras, crise asmática grave, hemorragia maior incontrolável, alteração do estado mental, dor torácica súbita em pontada, dor abdominal, hemorragia digestiva grave de álcool e/ou drogas, dados vitais alterados com sintomas, maus tratos/violência sexual, dor intensa etc.

Cor amarela: urgência

Atendimento em até 1 horas

Exemplos: hemorragia menor, desidratação, cólica renal, traumatismo moderado, história de diabetes mellitus, hemorragia digestiva moderada, convulsão, doença psiquiátrica ou comportamental, diarreia, vômitos persistentes, criança e adulto acima de 38,5ºC, dor moderada etc.

Cor marrom: idosos

Atendimento em até 2 horas

Maiores de 60 anos.

Cor verde: pouco urgente

Atendimento em até 2 horas

Exemplos: traumatismo menor, queimaduras moderadas e feridas, sintomas gripais, vômitos e diarreia sem desidratação, dor leve (abaixo de sete dias) etc.

Cor azul: não urgente

Atendimento em até 4 horas

Exemplos: consulta médica, controle de hipertensão, controle de diabetes, avaliação de feridas crônicas, troca de curativos, exames de rotina, dor leve (acima de sete dias) etc.



Fonte: Renata H. Ghiggi - Relações Públicas e Jornalista
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