23 de Agosto de 2017

Pacientes com deficiência de Parobé têm atendimento odontológico

Pacientes do município de Parobé serão encaminhados pela Secretaria de Saúde.

Foi assinado no mês de julho o contrato entre Secretaria de Saúde do Município de Parobé e o Hospital Bom Pastor - HBP para a realização de procedimentos odontológicos em pacientes com deficiência. Celebraram a parceria o diretor do HBP, João Schmitt, o Prefeito de Parobé, Moacir Jagucheski, a Secretária de Saúde, Marizete Pinheiro, a Diretora de Saúde, Seloi Maciel e o Secretário de Administração, Evaldo Araújo. 

Serão atendidos três pacientes do município de Parobé por mês e o encaminhamento é feito através da Secretaria de Saúde do Município.

O serviço

O serviço do HBP  iniciou em março deste ano a partir de uma análise e da constatação de que não havia referência estabelecida para serviços especializados a estes pacientes que não conseguem ser manejados na atenção básica. Em todo o Estado, apenas um hospital realiza este tipo de atendimento, no entanto, apenas para poucos pacientes por mês e somente de Porto Alegre. Assim, há uma grande demanda pelo serviço.
Além da falta de acessibilidade, muitos desses pacientes sequer conseguiam um atendimento adequado e humanizado. As pessoas com deficiências muitas vezes assustam-se com os procedimentos, ficam agitadas, têm intercorrências… e muitos profissionais não têm estrutura para atender este tipo de situação, pois eles requerem uma atenção e cuidado diferenciado.
Em longo prazo, haverá menores incidências de problemas graves, pois o serviço irá trabalhar também com foco na prevenção. O objetivo é que estes pacientes tenham sua condição oral reabilitada.

Em poucos meses toda a demanda encaminhada pelo município de Igrejinha, primeiro a contratar o serviço, foi atendida, resolvendo problemas de muitos anos.

O atendimento

Primeiramente o paciente passa por consulta para avaliação das suas necessidades. São realizados os exames pré-operatórios e o atendimento clínico, em bloco cirúrgico: início e fim de todo tratamento que o paciente tiver em boca em única sessão com anestesia geral, como restaurações, extrações, tratamento de canal etc. Por fim é feita instrução de higiene oral e cuidados com a saúde bucal no dia-a-dia aos familiares. Um diferencial do serviço é que a mãe ou responsável, pode ficar com o paciente até sua sedação, para que ele fique calmo e se sinta seguro, assim como no momento em que acordar, na sala de recuperação.
Os procedimentos são realizados pela odontopediatra, Dra. Carla Medeiros, com o apoio da equipe de cirurgia bucomaxilofaciel e anestesistas do HBP.

 

Para a APAE de Parobé, os atendimentos serão muito importantes, pois contemplarão ainda mais os serviços prestados aos alunos e usuários. Conforme Vanderlei Scherer, presidente da APAE e Fabíola Ahlert Schlabitz, assistente social: "Hoje temos atendimentos em diversos setores, mas odontológicos, com direito a procedimentos cirúrgicos, não tínhamos. É um passo grandioso. Além de poder melhorar o visual, traz uma melhora na qualidade de vida, tendo em vista que nossos alunos possuem necessidades especiais e que carecem passar por uma cirurgia. Nós realizamos campanhas no intuito de conscientizar sobre a importância dos cuidados de higienização bucal, mas entendemos que para as famílias mais carentes essa situação é difícil. Fizemos uma pré-seleção dos casos que precisam de uma atenção maior, pois cada um tem uma necessidade diferente: exodontia, endodontia, remoção de cáries, adequação do meio bucal, sem contar que avaliamos a medicação usada, alergias, doenças sistêmicas entre outras informações importantes para o atendimento adequado, serão repassadas".

O serviço  tem capacidade para atender pacientes de outros municípios e está aberto a contratos ou atendimentos particulares. Para agendamento de consultas ou mais informações o contato é com o Cento de Especialidades do Hospital Bom Pastor, pelo telefone 51 3549-7755. 



Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
COMPARTILHAR: