01 de Fevereiro de 2019

A importância da nutrição hospitalar

Seguir a dieta indicada contribui para a recuperação do paciente.

Quem nunca ouviu o termo “comida de hospital” referindo-se a alimentos insossos e ruins de comer? Pois este é termo totalmente ultrapassado, pois, com a evolução da nutrição hospitalar, procura-se oferecer refeições balanceadas, saudáveis e saborosas.

Além disso, o serviço de nutrição possui papel fundamental no processo de recuperação do paciente. A dieta, assim como o medicamento, faz parte do tratamento do paciente e é elaborada considerando o seu estado nutricional e clínico, com o intuito de garantir seu pleno restabelecimento.

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Bom Pastor planeja cada cardápio de acordo com prescrição médica para que seja uma alimentação adequada ao estado de saúde de cada paciente. As dietas hospitalares devem ser rigorosamente seguidas, pois qualquer alteração (consistência, temperatura, volume, sal, açúcares, gorduras ou de qualquer outro nutriente) poderão causar sérios prejuízos à saúde do paciente. Por exemplo: se um paciente possui  dieta livre e outro tem indicação de uma dieta com restrição de sal, os paciente não podem trocar comidas ou provar a comida do outro, já que a dieta livre irá prejudicar a saúde do paciente que possui restrição.

Da mesma forma, alimentos vindos de fora do hospital (da casa do paciente ou comprados em padarias, supermercados, lancherias etc) são prejudiciais e por isso não são permitidos, pois o controle de qualidade do alimento que é preparado no hospital e servido aos pacientes, que não é possível com alimentos vindos de fora da instituição. 

Conforme a nutricionista Gisele Daiana Behling, outros cuidados importantes são a manutenção da mesa de apoio do leito, limpa e livre de alimentos expostos e não misturar alimentos com objetos pessoais ou medicamentos.



Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
COMPARTILHAR: