10/03/2025

Fabiano e a camiseta que trouxe conexão

Paciente com TEA se encanta com símbolos da camiseta da enfermagem e ganha presente especial do HBP.

No dia a dia hospitalar, cada atendimento vai além do cuidado com a saúde física — ele envolve acolhimento, empatia e conexão. Foi exatamente isso que aconteceu com Fabiano, um paciente de 27 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendido no Hospital Bom Pastor.

Durante um dos atendimentos, a enfermeira Cassiane percebeu que Fabiano demonstrava grande interesse por sua camiseta da Semana da Enfermagem, que trazia diversos ícones estampados. Por ter dificuldades na comunicação verbal, ele se expressou apontando para as imagens, especialmente a bola, que ele chamava de "gol", e outros símbolos como maçã e coração.

A interação se tornou um momento especial entre profissional e paciente, e ao notar sua alegria com a estampa, Cassiane decidiu presenteá-lo com a camiseta. Porém, o carinho de Fabiano pelo item era tanto que ele queria usá-lo todos os dias, o que tornava difícil a lavagem e reutilização.

Foi então que o setor de comunicação do hospital interveio para tornar essa história ainda mais especial: foram confeccionadas duas novas camisetas exclusivas para Fabiano, permitindo que ele pudesse continuar expressando sua alegria através das imagens que tanto o encantaram.

Histórias como essa reforçam o compromisso do Hospital Bom Pastor, que é referência em atendimento a pessoas com deficiência, em oferecer não apenas atendimento de qualidade, mas um cuidado humanizado e acolhedor.