Nota de esclarecimento
Referente a demora no tempo de espera no atendimento dia 10/04/2023.
O HBP informa que o serviço de emergência/pronto atendimento clínico e pediátrico no dia 10 de abril de 2023 teve uma demanda elevada. Foram 175 pacientes clínicos e 89 pacientes pediátricos atendidos, o maior número de atendimentos do ano até o momento.
Devido ao grande fluxo, houve um tempo de espera maior do que o normal. Lembramos que o atendimento médico é feito de acordo com a classificação de risco no acolhimento hospitalar, que faz uma avaliação inicial do paciente e determina a necessidade de um atendimento mais urgente. Urgências e emergências são sempre prioridades.
Os médicos plantonistas não atendem somente no pronto atendimento, mas também na internação, berçário e maternidade, atendendo a pedidos da enfermagem e quaisquer intercorrências que podem vir a acontecer. Os três profissionais estavam atendendo normalmente.
A troca de turno ocorre às 19h, o que também pode causar um tempo a mais na espera, pois neste tempo a equipe assistencial passa as informações dos pacientes que estão em observação, medicação e aguardando exames para a equipe que virá a assumir o plantão.
O HBP possui um serviço de Ouvidoria que pode ser acessado a qualquer momento, disponível 24h através de meios virtuais, onde reclamações, sugestões e elogios podem ser registrados e investigados pela equipe do hospital.