Esclarecimentos sobre casos de dengue
HBP informa sobre atendimentos.
A respeito dos casos de dengue no município de Igrejinha e sobre questões levantadas em um áudio que circula em grupos de Whatsapp, o HBP informa:
- Atualmente temos internados oito casos de dengue.
- Temos atendido uma média de 25 casos notificados de suspeita de dengue por dia no pronto atendimento. Em função disso, o número de atendimentos está acima da média, por isso pedimos a compreensão da população para uma possível demora.
- Não fomos informados de se tratar de estado de calamidade pública, o que não é determinado pelo hospital, mas sim pelo município ou estado diante desastres humanos, materiais ou ambientais.
- O HBP tomou as devidas providências para o cuidado com os pacientes e colaboradores na prevenção da dengue, bem como dado o devido tratamento e orientações a todos os pacientes que procuram atendimento na casa de saúde.
Lembramos que, diferente do COVID, a transmissão da dengue se dá pelo contato com o mosquito transmissor. Portanto, todos devem colaborar com os cuidados básicos para a não disseminação.
Em caso de febre elevada, fortes dores de cabeça e nos olhos, além de dores musculares e nas articulações, o paciente deve procurar atendimento preferencialmente na UMT - Unidade Municipal de Triagem ou então no HBP. A maioria dos casos não necessita de internação.