18 de Novembro de 2021

Colaboradores têm dia dedicado a treinamentos sobre prematuros

Ação foi promovida pelo Centro Obstétrico.

No dia 17 de novembro, comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade, data escolhida por um dos fundadores da European Foundation for the Care of Newborn Infants (EFCNI), Jürgen Popp, que perdeu seus trigêmeos prematuros. A partir de então, o mês de novembro passou a ser considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade, com o intuito de alertar, prevenir e conscientizar a família sobre o nascimento antecipado, que pode ter consequências como atraso no desenvolvimento, doenças pulmonares crônicas, déficit motor, dentre outras.

O tema é de extrema relevância: no mundo todo, 1 a cada 10 recém-nascidos são prematuros e esse número tende aumentar, aumentando também as chances de atraso de desenvolvimento, déficits motores, autismo e doenças cardiovasculares e respiratórias.

Para capacitar os profissionais envolvidos, o Centro Obstétrico do HBP promoveu durante todo o dia uma série de treinamentos. Na programação as palestras Manuseio mínimo do Recém-nascido prematuro antes da internação na Unidade de Terapia Intensiva, com a enfermeira Bruna Fleck, Manejo mínimo do Recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva, com o enfermeiro Luan Assunção Lopes, Manuseio mínimo do Recém-nascido após na Unidade de Terapia Intensiva, com a enfermeira Monique Eva Cardoso, Amamentação e malefício das fórmulas lácteas, com a enfermeira responsável pelo Programa Nascer Bem Jurema Bastos e Complicações mais frequentes em Recém-nascido prematuro, com a pediatra Taíse Foletto.

 



Fonte: Renata H. Ghiggi/Relações Públicas
COMPARTILHAR: