11 de Outubro de 2021

Encontro aborda a saúde emocional na gestação

Cursos Nascer Bem acontecem mensalmente.

Preocupações recorrentes desde o início da gestação são a amamentação, o parto, como cuidar do recém nascido... mas com a diversidade de mudanças atípicas que a mulher tem com a gravidez e a maternidade, manter o estado emocional e mental em equilíbrio pode ser um grande desafio, principalmente, em um cenário de pandemia. 

Por isso a última edição do curso Nascer Bem falou da saúde emocional na gestação. O encontro realizado com número reduzido de participantes, seguindo todos os protocolos de prevenção da COVID-19, foi conduzido pela psicóloga Sandra Henemann.

Dicas para cuidar da saúde mental e emocional

Pré-natal adequado - A mulher precisa ter uma compreensão do seu estado gestacional e manter esse acompanhamento com profissionais, fazendo consulta e exames, assim, ela tem mais probabilidade de seguir com estado mental equilibrado com suporte clínico e emocional.

Suporte familiar - O ciclo de pessoas que a mãe está inserida é fundamental. A mãe pode e deve estar próxima de pessoas que proporcionem segurança, cuidado e que possam oferecer a atenção que ela precisa.

Autocuidado - Para a gestante, é importante manter cuidado com a alimentação e o sono, assim como, se exercitar. Caminhadas ao ar livre e sair de casa para pegar sol, por exemplo, ativam hormônios que proporcionam bem-estar. No período da pandemia, é importante respeitar o isolamento social, nesse momento, existem diversos exercícios físicos que podem ser feitos em casa.

Rede de apoio - O aspecto mais importante da assistência materna é o apoio à mulher. Com uma equipe multiprofissional, é possível promover, junto a ela, estratégias de enfrentamento e possibilidades para lidar com os adoecimentos.

 



Fonte: Renata H. Ghiggi/Relações Públicas
COMPARTILHAR: