22 de Setembro de 2021

Dia Mundial da Segurança do Paciente

SCIH realiza ação com os colaboradores.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O objetivo da data é conscientizar profissionais de saúde, gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. Tal ação contribui para minimizar riscos e danos ao paciente e refletir na melhoria da qualidade e do cuidado prestado nos serviços de saúde do país.

Para marcar a data o SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) do HBP realizou uma ação dos setores lembrando das 6 metas para a segurança do paciente.

O HBP tem uma grande responsabilidade com o quesito segurança e entende a importância de ações visando o bem-estar dos profissionais e também em prol dos pacientes.

Conforme a enfermeira coordenadora do SCIH Gabriela Neis, com a COVID-19 os trabalhadores da saúde foram levados ao limite e a discussão do tema não poderia ser mais importante do que agora: desde equipar e apoiar os trabalhadores da saúde de modo eficiente em seu trabalho, até atender e tratar os pacientes equitativamente. “Garantir condições seguras de trabalho aos profissionais de saúde também é uma forma de promover a segurança do paciente”.

Os danos ao paciente por eventos adversos são uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo. Estima-se que 134 milhões de eventos adversos ocorrem anualmente devido à atenção insegura em hospitais, nos países de baixa e média renda, contribuindo para 2,6 milhões de mortes. Enquanto calcula-se que um em cada 10 pacientes seja prejudicado enquanto recebe atendimento hospitalar, em países de alta renda.

Se você é um paciente: envolva-se ativamente no seu próprio cuidado, tire todas as dúvidas e não deixe de fornecer informações precisas aos profissionais de saúde sobre seu histórico de saúde.

Para o profissional ou líder de serviços de saúde: envolva os pacientes como parceiros em seus cuidados, trabalhem juntos pela segurança do paciente, garanta o desenvolvimento profissional contínuo para melhorar suas habilidades e conhecimentos em segurança do paciente e crie uma cultura de segurança aberta e transparente.



Fonte: Renata H. Ghiggi/Relações Públicas
COMPARTILHAR: