20 de Novembro de 2020

Cirurgia bariátrica reduz o risco de câncer de pâncreas, diz estudo americano

Doença tem relação com a obesidade e diabetes, que melhoram com o emagrecimento

Noticiado em outubro, nos Estados Unidos, um novo estudo aponta que a perda de peso promovida pela cirurgia bariátrica reduz significativamente o risco de desenvolvimento do câncer de pâncreas em pessoas obesas com diabetes. A informação traz à luz mais um recurso na prevenção da doença silenciosa, de difícil diagnóstico e evolução agressiva. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de pâncreas é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes causadas pela doença.

De acordo com o médico cirurgião geral Dr. Fábio Strauss, este benefício da cirurgia bariátrica já era esperado. "É fato que o procedimento, além de melhorar a hipertensão, reduz os níveis elevados de açúcar no sangue em pacientes diabéticos e, visto que o risco de câncer de pâncreas está relacionado à obesidade e à diabetes, a saúde só tem a ganhar", diz o especialista.

Para chegar aos resultados do estudo, pesquisadores da Allegheny Health Network analisaram 20 anos de dados de mais de 1 milhão de pessoas, incluindo mais de 10.000 que se submeteram à cirurgia bariátrica. Quase 75% daqueles que se submeteram ao procedimento para perda de peso eram mulheres.

Momento de atenção

A constatação surge em um momento importante para reforçar os cuidados com a saúde. "As taxas de diabetes, a obesidade e o câncer de pâncreas seguem crescendo. Precisamos frear estas doenças com hábitos saudáveis", destaca Dr. Fábio Strauss.

Ele acrescenta que a ansiedade e as cargas emocionais causadas pelo isolamento social e preocupação com a pandemia acarretaram maiores problemas com relação à alimentação desregrada, o abandono das atividades físicas e até mesmo o atraso em exames ou tratamentos médicos necessários. "Mantendo os cuidados de prevenção à covid-19, precisamos seguir cuidando dos outros males, que podem ser até mais perigosos", enfatiza.

A mesma ideia foi destacada pelo autor do estudo americano, Dr. Aslam Syed: "a prevenção do câncer de pâncreas é crucial. O tempo médio de sobrevivência no momento do diagnóstico é particularmente sombrio. Devemos considerar a cirurgia bariátrica em pacientes com diabetes e obesidade para ajudar a reduzir o risco e a carga de câncer pancreático".



Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
COMPARTILHAR: