17 de Setembro de 2020

Dia Mundial da Segurança do Paciente

O HBP conduz ações de melhoria da qualidade e da segurança dos clientes.

A pandemia causada pela COVID-19 revelou enormes riscos e desafios que os profissionais de saúde enfrentam em serviços de saúde em todo o mundo, incluindo infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), estigmas, distúrbios psicológicos e emocionais, doenças e até mesmo a morte. Além disso, trabalhar em ambientes estressantes pode contribuir com a ocorrência de eventos adversos relacionados à assistência, causando danos aos pacientes em serviços de saúde.

O que é Segurança do Paciente? 
É um conjunto de ações voltadas à proteção do paciente contra riscos, eventos adversos – EA (incidente que resulta em dano à saúde) e danos desnecessários durante a atenção prestada nos serviços de saúde. Sabe-se que quatro a dezessete por cento (4% a 17%) de todos os pacientes que são admitidos em um serviço de saúde sofrem incidente relacionado à assistência à saúde (que não está relacionado à sua doença de base), podendo afetar sua saúde e recuperação.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa de danos à saúde é alta a nível mundial anualmente. No Brasil, a incidência de Eventos Adversos (EAs) também é considerada alta, chegando a uma ocorrência de 7,6%, dos quais 66% são considerados evitáveis.
Em resposta a este problema mundial, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Programa de Segurança do Paciente que tem como foco a prevenção EA evitáveis. No Brasil O Programa Nacional para Segurança do Paciente (PNSP) foi lançado através da publicação da Portaria nº 529 em 1º de abril de 2013, com o objetivo de promover ações voltadas para a segurança do paciente, a partir da criação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos serviços de saúde.
Atualmente o Hospital Bom Pastor conta com o Núcleo de Segurança do Paciente composto por uma equipe multidisciplinar constituída por enfermeiros, nutricionista, farmacêutico e fisioterapeuta. Este núcleo é responsável por apoiar a direção do serviço na condução das ações de melhoria da qualidade e da segurança do paciente.
Algumas das ações promovidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente são: 
 - Prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde (higiene das mãos, técnica correta de inserção e manutenção de dispositivos invasivos, limpeza do ambiente, uso correto de antimicrobianos). 
- Identificação, análise, avaliação, monitoramento e comunicação dos riscos no serviço de saúde;
- Implementação de protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde;
- Identificação do paciente; 
- Segurança cirúrgica;
- Prevenção de erros de medicação, prevenção de lesões por pressão e prevenção de quedas; 
- Comunicação efetiva entre profissionais do serviço de saúde e entre serviços de saúde.

Portanto, vamos aproveitar o dia 17 de setembro, Dia Mundial da Segurança do Paciente – 2020 para reforçar a necessidade da adoção de ações de prevenção de eventos adversos nos serviços de saúde brasileiros. Todos são muito importantes nesta luta!



Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
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