16 de Setembro de 2020

Hotelaria Hospitalar: Tendência que preza pela humanização

Além de conforto, a hotelaria se preocupa com o bem-estar do paciente.

Uma preocupação do HBP é que os pacientes contem sempre com um ambiente, confortável, bonito, limpo, organizado, que contribua com o seu bem-estar e reflita no cuidado que estão recebendo.

A hotelaria hospitalar faz parte desta visão, com objetivo de proporcionar uma estada agradável, na qual o cliente sinta-se tão bem quanto, ou até melhor, do que em sua própria casa, somado a uma equipe pronta e ávida por servir, treinada e especialista em encantar e surpreender.

Os serviços de apoio, quando devidamente organizados, podem ser apropriados para um modelo de gerenciamento de instalações e geração de conforto, segurança e bem-estar para o cliente dos serviços de saúde. É nesse cenário que está a hotelaria hospitalar. Com o campo de atuação em plena expansão,  busca aperfeiçoamento contínuo aos objetivos da instituição de saúde e bem-estar do paciente.

A hotelaria hospitalar é uma tendência adotada pelo HBP que veio para livrar os hospitais da ‘cara de hospital’ e que traz em sua essência uma proposta de adaptação à nova realidade do mercado, modificando e introduzindo novos processos, serviços e condutas.

Um conceito bastante simples de hotelaria hospitalar é a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes internos e externos conforto, segurança e bem-estar durante seu período de internação. São os cuidados com o paciente e seu acompanhante, desde a sua chegada ao hospital até a sua saída, com repasse de informações administrativas e serviços aos colaboradores. A hotelaria hospitalar tem por objetivo oferecer condições de conforto, bem-estar, assistência, segurança e qualidade no atendimento, através de cortesia, segurança, acompanhamento do cliente, responsabilidade com acomodação, roupas, ambiente, higiene, manutenção e alimentação. É a junção de todas as atividades oferecidas nos hotéis, agregadas a todas as práticas profissionais existentes nas instituições de saúde.

Conforme a coordenadora de hotelaria do HBP Pâmela Barboza Brum, o HBP conta com uma equipe bem treinada, capacitada e qualificada. "Temos profissionais que  agregam valor ao nosso serviço. O reflexo disso pode ser percebido desde o primeiro contato, na recepção, além da higienização das dependências, do cuidado e carinho que os colaboradores tem ao arrumar um leito, o que favorece na satisfação dos frequentadores. Os principais elementos quando se deseja receber de forma hospitaleira são um somatório de atitudes do anfitrião, como cordialidade, antecipação ao problema do cliente, proatividade e simpatia. Um colaborador conhecedor da área em que atua sempre saberá aproveitar a oportunidade da maneira mais eficaz e proveitosa, otimizando tempo e reduzindo custos."



Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
COMPARTILHAR: