27 de Julho de 2020

Entenda como é a realização dos testes para COVID-19

Quais são os testes disponíveis e quando são feitos?

Com a pandemia do novo coronavírus chegaram também muitas dúvidas e informações controversas. Um dos assuntos mais questionados é o acesso da população aos testes e como eles funcionam. 

Em Igrejinha a rede pública oferece dois tipos de teste:

RT-PCR: teste de biologia molecular para a detecção do vírus. Deve ser realizado em pessoas sintomáticas, preferencialmente entre o 3º e o 7º dia do início dos sintomas. O resultado demora de 2 a 5 dias, conforme a demanda.

Teste rápido: teste imunológico para detecção de anticorpos. Deve ser realizado no mínimo 7 dias após o início dos sintomas e no mínimo 72 horas após o desaparecimento dos sintomas. Na UMT é padronizada sua realização após 8 dias do início dos sitomas. O resultado sai em 10 minutos.

Acesso pelo SUS:

Na Unidade Municipal de Triagem (UMT): são realizados testes conforme critério médico nos pacientes colocados em isolamento domiciliar.

No Hospital Bom Pastor (HBP): tanto o teste rápido quando o RT-PCR são realizados em pacientes internados, conforme critério médico, que considera diversos fatores (histórico do paciente, conjunto de sintomas etc).

Acesso na rede privada:

Laboratórios disponibilizam todos os tipos de testes, devendo ser realizado conforme os sintomas e os prazos de cada um. 

Acesso pelos convênios:

É necessário que o paciente consulte com o seu médico/convênio e ele solicitará a realização do exame. O mesmo vale para sintomas e prazos. Cada convênio possui suas particularidades, por isso é importante que o beneficiário se informe sobre o seu contrato com o plano de saúde.



Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
COMPARTILHAR: