08 de Maio de 2020

HBP realiza Semana da Higienização de Mãos

Atividades abordaram a correta higienização.

O HBP promoveu de 4 a 8 de maio a Semana de Higienização de Mãos. A iníciativa do SCIH (Serviço de Controle de Infecção do Hospitalar) foi pautada pelo dia 05/05, quando é comemorado o Dia Mundial da Higienização das Mãos e teve como objetivo principal conscientizar os profissionais da saúde e população em geral sobre a importância da correta higienização das mãos. 

A semana serviu para enfatizar os 5 momentos para a higienização de mãos e as técnicas para fazer de forma efetiva e melhorar a cada dia a assistência ao nosso paciente. O tema foi trabalhado com os colabores de forma lúdica, como com um jogo de roleta que fazia questões sobre a higienização correta, o jogo da segurança e outras atividades.

Embora a higiene das mãos seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas provocadas por microrganismos multirresistentes, promovendo a segurança dos pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde, colocá-la em prática ainda é um desafio. Estudos sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais à prática da higiene das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é insuficiente. Manter as mãos limpas pode evitar uma série de infecções e salvar vidas. 



Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
COMPARTILHAR: