05 de Maio de 2020

Dia Mundial da Higienização das Mãos: ação é fundamental

Lavar as mãos já era importante antes de surto do coronavírus.

Lavar as mãos é a medida mais eficaz para combater infecções. Essa medida básica de higiene ganhou atenção da sociedade com a pandemia, mas já era incentivada por especialistas e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) muito antes do surto da covid-19 se espalhar pelo mundo. Foi por isso que a OMS definiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Pode parecer um ato simples, mas a limpeza dessa parte do corpo é a ação mais eficiente para o controle de infecções e prevenção da transmissão de microrganismos. As mãos são o principal meio de contaminar o resto do corpo. Por meio delas se pode buscar ou levar quase todos os tipos de doenças, como por exemplo, as infecciosas (escabiose, popularmente conhecida como sarna), bactérias (hepatite, diarreia), vírus (rotavírus, conjuntivite, gripe), fungos (pano branco), micoses e tudo que contém esses agentes causais.

Além disso, levar à boca algum alimento ou objeto contaminado também pode ser bastante perigoso. É importante não só higienizar as mãos, como tudo que elas tocas. Caso contrário, essa parte do corpo ficará novamente infectada. 

Higienizar as mãos, seja pela lavagem com água e sabão ou pela fricção com álcool gel a 70%, é a melhor forma de evitar a transmissão de bactérias, fungos, vírus, entre outros micro-organismos por contato entre pessoas, assim como evitar contaminação por superfícies contaminadas e consequente infecção.

O especialista explica que a higienização das mãos pode ajudar a prevenir e dá um passo a passo de como lavar as mãos de maneira correta:

Quando lavar as mãos?

A higienização das mãos deve ser feita em diversos momentos do dia. No início e fim de um expediente, após utilizar o banheiro, após tocar em superfícies sujas ou contaminadas, após tocar ou assoar o nariz, pentear o cabelo, manusear dinheiro, cobrir a boca para espirrar, antes de comer, beber e manusear qualquer alimento. No caso dos profissionais da saúde, deve-se seguir as regras dos cinco momentos para higienizar as mãos. São eles: antes de entrar em contato com o paciente, antes da realização de procedimento asséptico, após risco de exposição a fluídos corporais, após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente.

Qual a importância do hábito para profissionais?

A higienização das mãos é uma regra que faz parte da precaução padrão, que rege a atuação dos profissionais de saúde nos serviços e unidades de saúde. A importância está na prevenção da transmissão cruzada de micro-organismos, especialmente aqueles com potencial patogênico.

Como deve ser feita a higiene das mãos?

De acordo com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA),a higiene das mãos deve ser feita seguindo os seguintes passos:

1: Molhe as mãos, evitando encostar na pia;

2: aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos;

3: Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si;

4: Esfregue a palma de uma mão contra o dorso da mão oposta, entrelaçando os dedos;

5: Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais;

6: Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem;

7: Esfregue o polegar de uma das mãos, com o auxílio da palma da outra, utilizando movimento circular;

8: Friccione as polpas digitais e unhas de uma das mãos contra a palma da mão oposta, fechada em concha, fazendo movimento circular;

9: Esfregue um dos punhos, com o auxílio da palma da mão oposta, utilizando movimento circular.

10: Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira

11: Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

 



Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
COMPARTILHAR: