Tempo médio para atendimentos não urgentes
Pronto Atendimento: 0 horas 2 minutos
20/05/2024

Fotógrafos devem se cadastrar para registrar nascimentos

Medida garante maior organização e segurança no registro dos partos.

A partir de hoje (20) os fotógrafos que registram nascimentos no HBP devem realizar um cadastro prévio junto ao hospital. Essa medida visa garantir a organização e a segurança durante esses momentos tão especiais e delicados, tanto para pacientes particulares, como de convênios ou SUS. 

É autorizada a entrada de um fotógrafo para o registro do parto. No entanto,  temos enfrentado alguns problemas com pessoas que, apesar da boa intenção, acabam causando transtornos por falta de conhecimento sobre como funciona um parto ou por não seguirem as regras estabelecidas pelo hospital. Em alguns casos, houve até desmaios, o que compromete a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.

Durante o parto, a prioridade absoluta é a saúde e a segurança da mãe e do bebê. Portanto, é essencial que todos os presentes na sala de parto estejam devidamente preparados e informados sobre os procedimentos e normas do hospital.

Cadastro:

O formulário de cadastro está disponível no site do HBP, no menu Maternidade - Orientações e também pode ser acessado AQUI.

Essa medida é essencial para assegurar que todos os profissionais que participam desses momentos estejam capacitados e conscientes das responsabilidades envolvidas. 

Só serão autorizados os profissionais que tiverem um feito o cadastro com pelo menos 3 dias de antecedência do primeiro parto a ser fotografado.
O acesso do fotógrafo está sujeito a aprovação médica. Em caso de parto de emergência ou alguma intercorrência, o acesso pode ser negado ou solicitada a saída do fotógrafo, sendo prioridade a atenção, assistência e preservação do espaço para segurança da paciente e do bebê. Caso a gestante seja suspeita/confirmado COVID-19, bem como o fotógrafo esteja com sintomas gripais, a entrada não será autorizada em nenhum momento.
O fotógrafo deve seguir os regramentos do hospital e as orientações da equipe médica e de enfermagem, como:

1. Usar a paramentação adequada, fornecida pela maternidade.
2. Entrar na sala de parto no momento do nascimento do bebê, para registrar desde o parto até os primeiros cuidados com o recém-nascido ainda no centro obstétrico.
3. Não usar flash.
4. Cautela para não encostar nas áreas estéreis ou pegar em objetos dentro da sala.
5. Permitida a entrada de apenas um profissional.
6. Na sala de parto, é fundamental que tenha ética profissional sem conduta verbal, evitando dar comandos à equipe assistencial.
7. É preciso ter paciência durante o período do parto, que muitas vezes pode demorar por horas.
8. É essencial que o profissional tenha consciência e discernimento para tirar as fotos, respeitando a privacidade e a intimidade da gestante/parturiente, das demais pacientes em trabalho de parto e da equipe assistencial.
9. O uso de máscara é indispensável.

No dia do nascimento estar munido de:
•    documento de identificação com foto
•    certificado profissional de fotografia
•    cartão de vacinação com no mínimo 3 doses da vacina contra covid-19