Paciente de ortognática passam a contar com taping pós-operatório
Prática qualificará o atendimento bucomaxilofacial.
Você já viu alguém usando umas faixas coloridas logo após alguma cirurgia? O taping pós-operatório tem conquistado cada vez mais pacientes, cirurgiões e fisioterapeutas. Muito utilizado em cirurgias plásticas, cesáreas e cirurgias vasculares, o taping também oferece muitas vantagens no pós da cirurgia ortognática, como mais conforto e redução de dor durante a recuperação da cirurgia.
Conforme a fisioterapeura do HBP, Kássia Monteiro, que recentemete realizou uma capacitação para a aplicação do taping em pacientes de cirurgia ortognática na casa de saúde, a aplicação de bandagens redução o edema pós operatório. 'A aplicação do taping compressivo tem o objetivo de reduzir o espaço gerado pelo trauma cirúrgico e aproximar o tecido. Com essa aplicação, toda região operada passa a ser contida e dessa forma os resultados são surpreendentes, minimizando o inchaço e evitando a presença de áreas roxas.' explica Kássia.
A aplicação é realizada ainda em centro cirúrgico, mas também pode ser utilizado no pós-operatório como tratamento coadjuvante para acelerar a resolução do inchaço e reabsorção das equimoses. Após, a fisioterapia e a drenagem linfática, contribuirão com a rápida recuperação.
O que é o taping?
É uma bandagem elástica e contensiva utilizada na pele do paciente após a realização da cirurgia. A aplicação (colagem) e a retirada são feitas por fisioterapeutas capacitados para a técnica, na medida em que é necessário ter a tensão e o tamanho da bandagem adequados para as necessidades de cada paciente.
O que é ortognática?
É uma cirurgia indicada para corrigir o posicionamento das arcadas dentárias para uma posição adequada que permita melhora mastigatória e estética. É feita quando há dificuldades para mastigar ou respirar devido à posição não favorável da mandíbula.