Associação Beneficiente de Igrejinha

Em 3 de junho de 1951 foi lançada a pedra fundamental para a criação do Hospital Bom Pastor, por Adolfo Lauffer. Seu filho, Edmundo Lauffer, era médico e sempre que precisava internar um paciente o encaminhava a hospitais de outros municípios, pois não havia um em Igrejinha.

A ideia de criar um hospital foi se formando até o dia em que Adolfo doou a grande área de terra em que o HBP foi construído, parte nobre do loteamento, mais alta e arejada, própria para edificar um hospital. Em 26 de março de 1952 foi registrado no Cartório de Pessoas Jurídicas, conforme Ata, o primeiro Estatuto da Sociedade Beneficente de Igrejinha, cuja finalidade era contruir um hospital, sua manutenção e conservação, em defesa da saúde de pessoas de todas as classes sociais.  Em 5 de abril de 1972 foi eleita a primeira diretoria, encabeçada por Selson Flesch. O Hospital Bom Pastor foi inaugurado em 1 de dezembro de 1974, iniciando suas atividades em 4 de dezembro do mesmo ano.

A diretoria da Associação Beneficente de Igrejinha, mantenedora do HBP, é formada por membros da comunidade que não recebem nenhuma remuneração para realizar este trabalho, pois trata-se de uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos.

O HBP vem dedicando historicamente grande parte dos seus leitos ao SUS - Sistema Único de Saúde, o que significa que depende dos recursos financeiros do Governo Estadual, Federal e da comunidade. Graças a uma eficiente gestão, tem se firmado como referência em serviços não só para Igrejinha, mas para usuários de diversos municípios. 

Valores Institucionais

Ver mais

Diretoria

Ver mais

Ex-Presidentes

Ver mais