HBP adere ao Programa Mais Acesso a Especialistas
O hospital passará a oferecer mais atendimentos especializados nas áreas de oftalmologia e otorrinolaringologia.

O HBP formalizou, nesta segunda-feira (10), sua adesão ao Programa Mais Acesso a Especialistas (Pmae), por meio da assinatura de contrato com a Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Com essa iniciativa, o hospital passará a oferecer mais atendimentos especializados nas áreas de oftalmologia e otorrinolaringologia, 50 OCIs em cada especialidade. O programa visa ampliar a oferta de consultas e exames especializados em todo o Estado, representando um acréscimo de 283,5 mil atendimentos anuais.
Recursos e Especialidades
Os serviços disponibilizados pelo Pmae são financiados pelo Ministério da Saúde. O programa adota um novo modelo de financiamento da atenção ambulatorial especializada, baseado na Oferta de Cuidados Integrados (OCIs), que reúne um conjunto de procedimentos necessários para o tratamento de determinada doença ou condição clínica.
No Rio Grande do Sul, cinco especialidades foram priorizadas para ampliação: cardiologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia e oncologia. Dentro da oncologia, as subespecialidades contempladas incluem ginecologia, gastrologia, proctologia e urologia.
Evento de Assinatura
A assinatura do contrato ocorreu durante uma reunião híbrida — presencial e on-line — promovida pela SES em conjunto com o Ministério da Saúde e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS). O evento presencial foi realizado no auditório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e contou com a participação do diretor do Hospital Bom Pastor, João Schmitt, e da gerente assistencial, Joice Adriana Silva.
Funcionamento do Programa
O Pmae tem como objetivo facilitar e agilizar o acesso dos pacientes a consultas e exames especializados, reduzindo a burocracia. O encaminhamento será realizado pelas equipes de Atenção Primária, e, caso o paciente necessite de múltiplas consultas ou exames, ele não precisará aguardar em várias filas distintas.
Para otimizar o atendimento, o paciente será direcionado a um serviço de saúde capaz de realizar a maioria ou todas as consultas e exames necessários. A Secretaria da Saúde coordenará a organização desses serviços, garantindo que os atendimentos ocorram no prazo máximo de 30 a 60 dias, conforme a complexidade do caso. Dessa forma, cada paciente será incluído em uma única fila com agendamento específico, assegurando continuidade no acompanhamento pela Atenção Primária.

