Profissionais do HBP fazem palestra para adolescentes
O assunto foi gravidez na adolescência.
A gravidez na adolescência é um grave problema de saúde pública, que traz uma série de impactos físicos, psicológicos e sociais para a vida de meninas e bebês. Para as gestantes, esses impactos vão desde o desenvolvimento de problemas de saúde física e mental até a dificuldade de retomar os estudos e conseguir ingressar no mercado de trabalho. Além disso, a responsabilidade de criar a criança na maioria das vezes fica apenas com a menina e sua família, já que o abandono paterno é frequente nessa situação.
Para conversar sobre o assunto, no dia 23 as profissionais do HBP, enfermeira Jurema Bastos da Silva Neta e enfermeira Cassiane Camargo Pereira, a convite do município, estiveram na Escola Municipal Vila Nova com alunos do 9º ano.
A Secretaria de Saúde de Igrejinha realiza parcerias com a Secretaria de Educação promovendo palestras para os alunos sobre assuntos referentes aos trabalhos realizados na rede de ensino.
Para a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), a gravidez na adolescência continua sendo um dos principais fatores que contribui para a mortalidade materna e infantil e para o ciclo de doenças e pobreza.
No Brasil, o número de casos vem caindo nos últimos anos, mas ainda é muito alto: são mais de 380 mil por ano, sendo mais frequentes os casos a partir dos 15 anos. Na faixa entre 15 e 19 anos, inclusive, a média de nascimentos no país é 50% maior do que a média mundial.