16 de Março de 2020

Comitê divulga orientações sobre coronavírus

Sintomas gripais isolados não são casos suspeitos.

Comitê Municipal de ações de prevenção e controle do prevenção do Covid-19, do qual o HBP faz parte, divulgou hoje orientações a população de Igrejinha.

O material destaca que nem todo quadro gripal é um possível caso de coronavírus. Classificam-se como casos suspeitos duas situações:

Situação 1: 

Febre + sintoma respiratório + viagem para área com transmissão  local há 14 dias

Situação 2:

Febre + sintoma respiratório + contato próximo com caso suspeitto ou confirrmado

A orientação é que, se a pessoa se enquadrar em uma dessas situações permaneça em casa e faça contato com os números disponibilizados para orientações. Quanto menos contato com outras pessoas, melhor para o paciente e evita possível contágio de outras pessoas. Se o paciente tiver piora nos sintomas, deve procurar atendimento médico. 

De acordo com o comitê, que está acompanhando o cenário diariamente a partir de informações de órgãos técnicos que rastreiam todo o território do RS, não há motivo para pânico em nosso município. Busca-se agir com sensatez, tomando precauções sem alarmar a população. Medidas como a lavagem correta de mãos, evitar aglomerações e contato físico são fundamentais como precaução.

Foram disponibilizados os telefones 99161-8360 e 98039-2723 para a população tirar dúvidas e obter informações de segunda a domingo, das 7h às 22h.



Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
COMPARTILHAR: