10 de Outubro de 2019

Cerimônia marca início do serviço obstétrico SUS

Serão atendidas gestantes de Igrejinha, Cambará do Sul e São Francisco de Paula.

Em uma cerimônia pautada pela emoção, foi oficializado hoje o início do serviço de obstetrícia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Bom Pastor.

Com plantão obstétrico 24 horas, a equipe é composta por obstetras, pediatras, anestesistas e equipe de enfermagem. A estimativa é que, mensalmente, 46 gestantes de Igrejinha, Cambará do Sul e São Francisco de Paula tenham seus bebês na instituição.

A Secretária da Saúde, Arita Bergmann, esteve no hospital e disse que é possível vencer obstáculos e fazer a diferença na vida dos cidadãos, apesar das dificuldades financeiras que o Estado tem enfrentado. “Estamos priorizando a Saúde, mantendo rigorosamente em dia os repasses aos hospitais”, falou Arita. 

Emocionados o Prefeito Joel Wilhelm e a Secretária de Saúde de Igrejinha, Simone Amaral, lembraram de como foi difícil a decisão de abrir mão da realização de partos que, na época, não tinham a segurança assistencial necessária, e do caminho percorrido para que hoje se possa ter nascimentos no município. Até então a referência obstétrica para todos os municípios da região 6 de saúde (exceto Taquara) era o Hospital São Francisco de Parobé.

O Deputado Estadual Dalciso Oliveira destacou que desde o início do mandato, vem mantendo reuniões junto aos órgãos públicos, promovendo encontros e buscando viabilizar a parceria que hoje se concretizou.

O diretor do HBP, João Schmitt, destacou o empenho e o profissionalismo da direção e equipe do hospital para organizar o serviço, bem como da Secretaria Estadual de Saúde e do município que confiaram no hospital e tornaram isso possível.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação dos músicos igrejinhenses Gabriel Barros e Matheus Krummenauer.

O contrato com o Governo do Estado prevê um repasse anual de cerca de R$ 230 mil para a área de obstetrícia, variável de acordo com o número de partos realizados. A verba é proveniente do Tesouro da União, com cofinanciamento do Estado. O município de Igrejinha também destinará recursos mensais para a manutenção do serviço.

Também participaram da cerimônia funcionários da casa de saúde, a corte da 32ª Oktoberfest de Igrejinha, o vice-presidente da Associação Beneficente de Igrejinha, mantenedora do HBP, Glaumir Pedro Kaiser, a delegada da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, Maria Luíza Suarez Moraes, Dr.Tadeu Stringari, coordenador do centro obstétrico, o Secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Leandro Horlle, a promotora de Justiça de Igrejinha, Brenusa Masquardt Corleta, presidente da Câmara de Vereadores, João Batista Lopes dos Santos; demais vereadores, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jackson Muller, representantes de entidades, imprensa da região e comunidade.

Os atendimentos iniciam na manhã de sexta (11).

A estrutura:

O centro cirúrgico e obstétrico do HBP foi inaugurado em 2017 e teve investimentos do Governo do Estado e da Associação dos Amigos da Oktoberfest de Igrejinha.

A maternidade conta com 3 quartos de pré-parto e parto equipados com banheira, bolas, óleos de massagem e música, entre outros artífícios para que o trabalho de parto seja o mais tranquilo e humanizado. Conta ainda com sala cirúrgica para cesarianas, unidade de cuidado neonatal e o posto de enfermagem exclusivo, além de áreas de apoio. 

 

(Fotos Renato Salomon e Vanderlei Scherer)



Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
COMPARTILHAR: