13 de Maio de 2019

HBP realiza Semana da Higienização de Mãos

Objetivo foi conscientizar as pessoas para a correta higienização.

O HBP promoveu de 6 a 10 de maio a Semana de Higienização de Mãos. A iníciativa do SCIH (Serviço de Controle de Infecção do Hospitalar) foi pautada pelo dia 05/05, quando é comemorado o Dia Mundial da Higienização das Mãos e teve como objetivo principal conscientizar os profissionais da saúde e população em geral sobre a importância da correta higienização das mãos. 

Neste ano o tema da campanha mundial 'Salve Vidas: higienize suas mãos', estimulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é: “CUIDADO SEGURO PARA TODOS ESTÁ NAS SUAS MÃOS”.

A semana serviu para enfatizar os 5 momentos para a higienização de mãos e as técnicas para fazer de forma efetiva e melhorar a cada dia a assistência ao nosso paciente. Entre as atividades realizadas com os colaboradores estiveram a caixa da verdade - caixa com luz negra para enfatizar a técnica simples e com álcool gel, jogo dos 5 momentos, quebra-cabeças enfatizando as técnicas de higienização de mãos (simples, com álcool gel, degermação com escova de clorexidina e solução alcoólica cirúrgica), observacional premiado, com intuito de avaliar os 5 momentos e a realização na técnica correta, além de colocação de materiais lembrando constantemente a importância da higienização.

Conforme explica a enfermeira responsável pelo SCIH do HBP Virgínia Possmoser, atualmente, programas que enfocam a segurança do paciente nos serviços de saúde tratam como prioridade o tema da higiene das mãos. 'Sabe-se também que a higiene das mãos é fundamental para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS)'. 
Embora a higiene das mãos seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas provocadas por microrganismos multirresistentes, promovendo a segurança dos pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde, colocá-la em prática ainda é um desafio. Estudos sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais à prática da higiene das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é insuficiente. Manter as mãos limpas pode evitar uma série de infecções e salvar vidas. 



Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
COMPARTILHAR: