07 de Maio de 2019

Seminário abordou acidentes de trabalho na área da saúde

Evento reuniu profissionais do setor.

O HBP promoveu no dia 30 o Seminário 'Acidentes de Trabalho na Área da Saúde', que reuniu médicos, profissionais de enfermagem e outros profissionais do setor. O evento aconteceu no auditório do Sindicato das Indústrias de Calçado de Igrejinha.

Um estudo feito pela União Europeia e divulgado no ano passado apontou que a taxa de acidentes de trabalho na área de saúde é 34% maior do que em outros setores. o índice de ocorrências não comunicadas no brasil chega a 90% o que requer mais ações de conscientização e treinamento de trabalhadores em serviços de saúde.

O tema foi abordado pela enfermeira Clarissa Gleich, da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalho do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (DVST/CEVS/SES) que falou sobre protocolo de acidentes de trabalho com material biológico em serviços de saúde, seguido de Marcelo de Andrade Batista, engenheiro de segurança DVST/CEVS/SES que falou sobre o perfil epidemiológico dos acidentes com exposição à material biológico no RS de 2014 a 2018. Encerrando, a Dra. Maria Carlota Brum, médica do trabalho do serviço de medicina ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre falou sobre o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para profilaxia pós-exposição de risco à infecção pelo HIV, IST e hepatites virais do Ministério da Saúde para serviços de saúde.



Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
COMPARTILHAR: